===== Ilustrando musicalmente o Ars Armonica: planejamento, composição, revisão e editoração de exemplos musicais analíticos e seus escólios para um tratado original contemporâneo de harmonia musical. ===== {{ :thesauruspage.png}} **Pesquisa em andamento desde 2024.**\\ \\ Este projeto de pesquisa pretende dar seguimento à consolidação em formato livro das pesquisas realizadas em três projetos anteriores do mesmo proponente, a saber, [[harmonytreatise | “Ars Armonica (Ars Magna Consoni et Dissoni): a finalização de um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, como consolidação de uma fundamentação teórica para uma disciplina da Harmonia Musical no século XXI”]] (processo 4160/2019), realizado entre 22/08/2019 e 21/08/2024), [[formabstrpsicoharm | “A formalização e abstração de propriedades psicoacústicas paradigmáticas dos aglomerados de sons de altura definida como embasamento teórico para uma nova disciplina da harmonia”]] (processo 6182/2014, realizado entre 22/08/2014 e 21/08/2019), e [[formodestrproject | “Formulação de um modelo estrutural para o tonalismo oitocentista a partir da revisão crítica de bibliografia teórica histórica”]] (processo 1423/2010, realizado entre 22/02/2010 e 21/08/2014), continuando com a busca de uma resposta para a problemática de como lecionar Harmonia Musical no contexto do mundo globalizado do século XXI e após todos os experimentos musicais do século XX. É a partir deste corpo teórico desenvolvido em quase quinze anos de pesquisas que o proponente tem se debruçado à preparação de um tratado compreensivo de harmonia musical em formato livro e em três tomos, que desenvolve uma teoria harmônica consolidada e organizada segundo a metodologia de um sistema lógico-dedutivo “à maneira dos geômetras”, como na Ética de Baruch Spinoza. Dado o vulto deste projeto maior de tratado, este presente projeto de pesquisa pretende como objetivo continuar com as ações de finalização da preparação para publicação daquele tratado, consolidando e organizado todo o corpo teórico trabalhado nos projetos de pesquisa anteriores 1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019. O projeto é previsto para ser executado em 36 meses e em três etapas, a saber: a) planejamento, realização e edição comentada em escólios da composição de diversas pequenas peças e fragmentos musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas na respectiva ontologia do corpo teórico desenvolvido pelos projetos de pesquisa anteriores; b) recuperação do corpo de análises de repertório histórico criado anteriormente, incluindo sua uniformização e normalização simbológica, revisão, digitalização e diagramação, visando a sua adição como ilustrações exemplificadoras aos tomos do tratado final; e c) editoração final e adição dos exemplos ilustrativos produzidos aos tomos do tratado final. Como justificativa e resultados esperados diretos da pesquisa, prevê-se o desenvolvimento e a formalização de um corpo teórico apropriado para o aprendizado da Harmonia Musical de uma maneira mais afinada com as preocupações musicais e estéticas do século XXI e de um mundo globalizado, o que é de extrema importância na formação profissional de músicos, em especial de compositores, viabilizando um referencial teórico básico generalizado e universal para o auxílio ao trabalho de pesquisa de novas linguagens harmônicas realizado por compositores contemporâneos. \\ ==== Objetivos ==== - Continuar com as ações de finalização da preparação para publicação de um tratado compreensivo de harmonia musical em formato livro, que consolida e organiza em três tomos expostos segundo um sistema lógico-dedutivo rigoroso “à maneira dos geômetras” todo o corpo teórico trabalhado nos projetos de pesquisa anteriores do proponente (1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019); - Planejar, realizar, editorar e escoliar em texto a composição de diversas pequenas peças e fragmentos musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas na respectiva ontologia do corpo teórico desenvolvido pelos projetos de pesquisa anteriores 1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019, visando a sua incorporação como exemplos musicais ao tratado final; - Recuperar o corpo de análises de repertório histórico criado durante o projeto de pesquisa 1423/2010, realizando a sua adaptação para a mais recente revisão de formato e padrão da metodologia teórica desenvolvida pelas pesquisas, incluindo sua uniformização e normalização simbológica, revisão, digitalização e diagramação. \\ ==== Bibliografia ==== BITTENCOURT, Marcus Alessi. Reimagining a Riemannian symbology for the structural harmonic analysis of 19th-century tonal music. Revista Vórtex Music Journal, Curitiba, v. 2, p. 30-48, 2013(a).\\ BITTENCOURT, Marcus Alessi. O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, p. 135-154, 2013(b).\\ BITTENCOURT, Marcus Alessi. Rethinking Modal Gender in the Context of the Universe of Tn-Types: Definitions and Mathematical Models for Tonicity and Phonicity. Revista OPUS, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Brasil, v. 22, n. 2 (Dezembro de 2016), p. 399-428, 2016.\\ BITTENCOURT, Marcus Alessi. The Tn-Type Thesaurus. Última parte do Ars Armonica: um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Dois. Maringá, Paraná, Brasil, 2017. 351 p. Disponível [[thesaurus | online]].\\ BITTENCOURT, Marcus Alessi. Terminological Issues and Propositions in the Search for an Ontology of Harmonic Structures. Musica Theorica (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), v. 9, n. 1, p. 92-133, 2024.\\ BLOOM, Harold. The Anxiety of Influence: a theory of poetry. New York: Oxford University Press, 1973.\\ COSTÈRE, Edmond. Lois et Styles des Harmonies Musicales. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.\\ FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.\\ RAHN, J. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer Books, 1980.\\ REICHA, Antoine. Écrits inédits et oubliés, Volume 2,1: Theoretische Schriften und praktische Beispiele. Hildesheim: Georg Olms, 2015 [1803].\\ SPINOZA, Baruch. Ethica Ordine Geometrico Demonstrata. In: Ethics & On the improvement of understanding. New York: Hafner Press, 1949 [1677].\\ ----