===== ESCRITOS ===== {{ :mab_2015_11t.jpg}} \\ ====Trabalhos completos publicados em periódicos==== \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:mab_terminology_musicatheorica2024.pdf | Terminological Issues and Propositions in the Search for an Ontology of Harmonic Structures]] (Questões terminológicas e proposições na busca por uma ontologia de estruturas harmônicas). **Musica Theorica** (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), v. 9, n. 1, p. 92-133, 2024. \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:mabittencourt_Vortex_v8_n2_2020.pdf | On the nature of musical scores and the rationale to prepare them: formulating directives]] (Sobre a natureza das partituras musicais e a fundamentação para prepará-las: formulando diretrizes). **Revista Vórtex Music Journal**, Curitiba, v.8 n.2, 2020. \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:mabittencourt_rethinkingmodalgender_opus2016.pdf | Rethinking Modal Gender in the Context of the Universe of Tn-Types: Definitions and Mathematical Models for Tonicity and Phonicity]] (Repensando os gêneros modais no contexto do universo de tipos transposicionais: definições e modelos matemáticos para tonicidade e fonicidade). **Revista OPUS**, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Brasil, v. 22, n. 2 (Dezembro de 2016), p. 399-428, 2016. \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:MABittencourt_TheoryOfModulation_Eunomios_REV2015.pdf | A revision of the theory of modulation and a renewed Riemannian analytical methodology for extended tonality]] (Uma revisão da teoria da modulação e uma metodologia analítica Riemanniana renovada para a tonalidade expandida). **Eunomios**, open-access online journal for Theory, Analysis, and Semiotics of Music, Itália, v. 1, p. 1-21, 2014. \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:MABittencourt_Vortex_2-2014_impressoREV2015.pdf | Reimagining a Riemannian symbology for the structural harmonic analysis of 19th-century tonal music]] (Reinventando uma simbologia Riemanniana para a análise estrutural harmônica da música tonal do século XIX). **Revista Vórtex Music Journal**, Curitiba, v. 2, p. 30-48, 2013. \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_ArtigoHodie2013_VersaoImpressaREV2018.pdf | O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação]]. **Revista Música Hodie**, Goiânia, V.13 - n.1, p. 135-154, 2013. \\ * BITTENCOURT, M. A. Resenha do livro: KELLER, Damián Keller e BUDASZ, Rogério(eds.). Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. Goiânia: Anppom, 2010. In: **Organised Sound**, v. 16, p. 200-201. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 2011. \\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:MABittencourt_REMus2007.pdf | Implementação de um visualizador algorítmico de notação musical microtonal para o programa Pure Data]]. **Revista Eletrônica de Musicologia**, v. XI, p. artigo 15, 2007.\\ \\ ---- \\ ====Livros publicados==== \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:dma_dissertation_all.pdf | Doctor Frankenstein, I Presume ... or The Art of Vivisection]]. Ann Arbor, Michigan, USA: ProQuest Information and Learning AAT3088467, 2003. v. 1. 149 p. \\ \\ ---- \\ ====Livros completados, mas ainda não publicados==== \\ * BITTENCOURT, M.A. **Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Um**. Trabalho representativo da consolidação da linha de pesquisa apresentado e defendido com sucesso como requisito para a a promoção à classe de Professor Associado do Magistério Público da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, 2014. 147 p. \\ \\ * BITTENCOURT, M.A. **The Tn-Type Thesaurus**. Última parte do Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Dois. Maringá, Paraná, Brasil, 2017. 351 p. \\ Disponível online na forma do [[thesaurus | Tn-Type Viewer]], cujo aplicativo em javascript [[http://www.marcusalessi.com/site/htmlarchives/TTh/ThesaurusViewer.html | está aqui]]. \\ ---- \\ ====Trabalhos completos publicados em anais de congressos (sozinho)==== \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_ModulationTheory.pdf | Um "Reboot" para a Teoria da Modulação, com o Impacto Modulatório como critério de classificação.]]. IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil, 2012.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_IIetamPaper.pdf | Sketches for the foundations of a contemporary experimental treatise on Harmony]]. In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2011, São Paulo-SP, Brasil. Anais do II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, São Paulo-SP, Brasil, 2011.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_PdCon09_DharmapalaPaper.pdf | Building Dharmapala: a closed sound environment for exploratory improvisation, made with Pure Data]]. In: 3a Convenção internacional de Puredata, 2009, São Paulo-SP, Brasil. Anais da 3a Convenção internacional de Puredata. São Paulo-SP, Brasil, 2009.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_artigoAnppom09.pdf | Apresentação de uma reforma simbológica para a análise harmônica funcional do repertório tonal]]. In: XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2009, Curitiba-PR, Brasil. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba-PR, Brasil : ANPPOM, 2009.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_PdCon09LAPPSOPoster.pdf | Presenting the LAPPSO-UEM: Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora of the Universidade Estadual de Maringá]]. In: 3a Convenção internacional de Puredata, 2009, São Paulo-SP, Brasil. Anais da 3a Convenção internacional de Puredata. São Paulo-SP, Brasil, 2009.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_SBCM2007.pdf | Um modelo computacional das teorias de Edmond Costère e da Teoria de Conjuntos implementado em uma ferramenta analítica em PHP]]. In: SBCM 2007, 11o. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2007, São Paulo-SP. SBCM 2007, 11o. Simpósio Brasileiro de Computação Musical. São Paulo-SP : SBCM, 2007. p. 83-95.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:MABittencourt_REMus2007.pdf | Implementação de um Visualizador Algorítmico de Notação Musical para o Programa PureData]]. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2006 - SIMPEMUS 06, 2006, Curitiba-PR, Brasil. SIMPEMUS 3 - Simpósio de Pesquisa em Música 2006. Curitiba-PR, Brasil : UFPR, 2006. v. 1. p. 212-217.\\ \\ * BITTENCOURT, M.A. [[this>lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_Spark05.pdf | Acousmatics, Sound Objects and Instruments of Music]]. In: Spark 05 Festival of Electronic Music and Art, 2005, Minneapolis, Minnesota, EUA. Spark 05 Festival of Electronic Music and Art. Minneapolis, Minnesota, EUA : University of Minnesota Twin Cities, 2005. v. único. p. 46-49.\\ \\ ---- \\ ====Trabalhos completos publicados em anais de congressos (em parceria)==== \\ * BITTENCOURT, Marcus Alessi; NASCIMENTO, João Paulo Costa do. Uma Análise pela Ótica da Harmonia Funcional Riemanniana dos Exemplos Modulatórios do Tratado Setecentista Llave de la Modulacion de Antonio Soler. In: V Encontro de Pesquisa em Música (V EPEM) 2016, Maringá-PR. Anais do V EPEM. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016.\\ \\ * FRANCHETTI, Adoniram Efraim; BITTENCOURT, Marcus Alessi. O Cromatismo Renascentista de Carlo Gesualdo da Venosa, Explicado pela Harmonia Funcional Riemanniana. In: V Encontro de Pesquisa em Música (V EPEM) 2016, Maringá-PR. Anais do V EPEM. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016.\\ \\ * PEREZ, M. ; BITTENCOURT, M.A. Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009, 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.\\ \\ * OLIVEIRA, C.A. ; BITTENCOURT, M.A. Análise comparativa dos princípios históricos de condução de vozes. In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009., 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.\\ \\ * BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009., 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.\\ \\ ---- \\ ====Outros artigos publicados em anais de congressos (em parceria)==== \\ * CARVALHO, Eduardo Figueiredo de; BITTENCOURT, M. A. Desenvolvimento de material didático multimídia para o ensino-aprendizado online assíncrono de introdução à harmonia tonal musical, com fundamentação na teoria cognitiva do ensino-aprendizagem multimídia. In: 27° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2018, Maringá-PR. Anais do 27° EAIC. Maringá: EAIC, 2018.\\ \\ * MARTINS, Ana Clara Carrijo; BITTENCOURT, M. A. Implementação e teste de um aplicativo online multimídia em javascript para a aplicação e correção automática de exercícios de encadeamento harmônico homofônico a 4 vozes como componente de ensino-aprendizado online assíncrono de introdução ao estudo da harmonia musical de prática comum. In: 27° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2018, Maringá-PR. Anais do 27° EAIC. Maringá: EAIC, 2018.\\ \\ * ALMEIDA, Marion Cleiton de; BITTENCOURT, M. A. Desenvolvimento e aplicação de experimentos auditivos psicoacústicos para aferir a pertinência e a validade de modelos matemáticos de propriedades harmônicas paradigmáticas criados pelo projeto de pesquisa docente 6182/2014. In: 26° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2017, Maringá-PR. Anais do 26° EAIC. Maringá: EAIC, 2017.\\ \\ * FRANCHETTI, Adoniram Efraim; BITTENCOURT, M. A. A Metodologia Analítica da Harmonia Funcional Contemporânea como Ferramental para Elucidar a Técnica Cromática de Escrita Musical do Compositor Renascentista Carlo Gesualdo da Venosa. In: 25° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2016, Maringá-PR. Anais do 25° EAIC. Maringá: EAIC, 2016.\\ \\ * NASCIMENTO, João Paulo Costa do; BITTENCOURT, M. A. Estudo e reconstrução comentada dos exemplos musicais modulatórios constantes do tratado setecentista Llave de la Modulacion de Antonio Soler, realizados por meio do ferramental e da metodologia analítica da Harmonia Funcional contemporânea. In: 25° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2016, Maringá-PR. Anais do 25° EAIC. Maringá: EAIC, 2016.\\ \\ * SOUZA, Camila Fernanda Silva de; BITTENCOURT, M. A. Organização, uniformização metodológica e diagramação digital dos arquivos de análise estrutural de repertório musical criados pelo Projeto de Pesquisa 1423/2010. In: 24° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2015, Maringá-PR. Anais do 24° EAIC. Maringá: EAIC, 2015.\\ \\ * SILVA, Daniel de Melo; BITTENCOURT, M. A. As inovações de escrita harmônica tonal propostas por Claude Debussy e sua relação com os conceitos musicais de Impressionismo e Simbolismo. In: XXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2013, Foz do Iguaçu-PR. Anais do XXII EAIC. Foz do Iguaçu: EAIC, 2013.\\ \\ * MIRANDA, Rodrigo Flamarion Godinho; BITTENCOURT, M. A. O Minimalismo Musical: definição, forma, conceito e importância para a Música atual. In: XXI Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2012, Maringá-PR. Anais do XXI EAIC. Maringá: EAIC, 2012.\\ \\ * DA SILVA, Emanuel Vasconcelos Isidoro; BITTENCOURT, M. A. Construção de um Gamelão Javanês virtual no ambiente de programação visual Pure Data, exequível em tempo real via computação física. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2011, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPR), Ponta Grossa-PR, Brasil. Anais do XX EAIC. Ponta Grossa: EAIC, 2011.\\ \\ * SILVA, E.V.I da ; BITTENCOURT, M.A. O processo criativo e a linguagem musical do compositor Pierre Henry, analisados através de sua obra Apocalypse de Jean de 1968. In: XIX EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2010, Guarapuava-PR. ANAIS DO XIX EAIC. Guarapuava-PR: XVIX EAIC, 2010.\\ \\ * BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação 2010 (CICPG). Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Anais do I CICPG. Florianóplis: CICPG-UDESC, 2010.\\ \\ * PEREZ, M. ; BITTENCOURT, M.A. Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR: XVIII EAIC, 2009.\\ \\ * OLIVEIRA, C.A. ; BITTENCOURT, M.A. Análise comparativa dos princípios históricos de condução de vozes. In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR : XVIII EAIC, 2009.\\ \\ * BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR : XVIII EAIC, 2009.\\ \\ ---- \\ \\