músico
(compositor, pianista, teórico musical, educador, regente, engenheiro de som)
Professor Associado de Teoria Musical e Composição
Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil
Universidade Estadual de Maringá,
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes,
Departamento de Música
Av. Colombo, 5790 - Bloco 008, sala 2
cep 87020-900 - Maringá, PR - Brasil
telefone: +55(44) 3011-4092
website
CNPq Lattes CV
Doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, music composition), with Distinction .
Columbia University in the City of New York, 2003.
Tese :
Composição Musical: KA, Electroacoustic radio-opera on a story by Vielimir Khlebnikov, libretto by the composer.
Ensaio: "Doctor Frankenstein, I Presume ... or The Art of Vivisection". Estudos sobre os mecanismos internos da composição musical e da computação musical, retrabalhando conceitos emprestados de obras teóricas sobre o cinema, música concreta e semiótica.
Orientador: Dr. Joseph Dubiel.
Mestrado em Música (Master of Arts, music composition).
Columbia University in the City of New York, 1998.
Teses : Concerto para Piano e Orquestra.
Adviser: Dr. Fred Lerdahl.
Bacharel em Artes (Música: instrumento piano).
Universidade de São Paulo, 1995.
Na Columbia University: Tristan Murail (computer-assisted composition, orchestration, history and aesthetics of computer music), Bradford Garton e Thanassis Rikakis (computer music), Joseph Dubiel (composition, set-theory), Fred Lerdahl (composition, 20th century styles and techniques), Jonathan Kramer (composition), George Stauffer (organ).
Na Universidade de São Paulo: Willy Corrêa de Oliveira (composição, linguagem e estruturação musical), José Eduardo Martins (piano), Mário Ficarelli (harmonia, contraponto), Aylton Escobar (orquestração), Lorenzo Mammi (História da Música, História da Música no Brasil), Marco Antônio da Silva Ramos (regência coral).
Prêmios :
Bolsas de Estudo e Residências Artísticas:
Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Harmonia Tonal
- Harmonia I e II
- Análise Musical do Repertório Tonal de Prática Comum
- Análise Musical do Repertório dos Séculos XX e XXI
- Análise Musical I e II
- Laboratório de Música e Tecnologia
- Laboratório de Produção Sonora Digital
- Composição Musical I, II e III
- Composição Eletroacústica
- História da Música III (século XX)
- Etnomusicologia
- Percepção Musical I e II
- Tópicos Especiais em Teoria da Música (disciplina de mestrado acadêmico)
- Tópicos Especiais em Criação Musical (disciplina de mestrado acadêmico)
- Tópicos Especiais I: “Princípios Analíticos para a Tonalidade Expandida do Final do Século XIX” (disciplina de mestrado acadêmico)
Atividades Administrativas Universitárias:
- Chefe Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas; um mandato: 10/2024 à data presente;
- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (PMU-UEM) da Universidade Estadual de Maringá; três mandatos: 11/2018 a 08/2019; 09/2019 a 08/2021; 09/2021 a 08/2023;
- Coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá; três mandatos: 07/2012 a 06/2014; 07/2010 a 06/2012; e 05/2007 a 06/2008;
- Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO-UEM (2006 à data presente);
- Coordenador Adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá; dois mandatos: 11/2014 a 07/2016; 07/2016 a 07/2018;
- Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEP da Universidade Estadual de Maringá; seis mandatos: 09/2021 a 08/2023; 09/2019 a 08/2021; 11/2018 a 08/2019; 07/2012 a 06/2014; 07/2010 a 06/2012; e 05/2007 a 06/2008;
- Coordenador operacional do Mestrado Interinstitucional em Música UNIRIO-UEM (2009-2011);
Outras atividades acadêmicas:
- Pesquisa;
- Orientações de Iniciação Científica;
- Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação;
- Atividades de Extensão Universitária;
Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Common-Practice Tonal Theory I, II, and III
- Contemporary Theories and Styles of the 20th and 21st centuries
- Introduction to Electroacoustic Music
- Introduction to Tonal Theory
- Topics in Music: Cinema for the Ear: A History and Aesthetics of Electroacoustic Music
Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Advanced Electronic Music course (nível de pós-graduação: mestrado)
Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Diatonic Harmony/Counterpoint
- Introductory Ear Training
- Ear Training I
microFOLIA (2019)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Núcleo Música Nova, Curitiba-PR, Brasil
Contraluz (2013)
SIQUEIRA, Marcus; Selo SESC, Brasil.
O Violino na Metrópole (2012)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Selo Água-Forte, Brasil
Simona Cavuoto, violinista.
People Doing Strange Things With Electricity Too. (2005)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Confort Stand Records (http://www.comfortstand.com), EUA.
Música eletrônica de diversos artistas, com curadoria do Dorkbot-Seattle, WA, EUA.
Defiant (2004)
BITTENCOURT, M. A., BAILEY, Christopher, GOMES-EVELSON, Fernando, GEERS, Douglas, POLASHEK, Timothy;
Música da Electric Music Collective, New York, NY, USA.
The Electric Music Collective UPC 6-00286-09222-7.
Incandescence (2003)
BITTENCOURT, M. A., BAILEY, Christopher, GOMES-EVELSON, Fernando, GEERS, Douglas, POLASHEK, Timothy;
Música da Electric Music Collective, New York, NY, USA.
The Electric Music Collective UPC 6-25989-37512-5.
Go.Go.Go. (2000)
BITTENCOURT, M. A., & various artists;
Música eletroacústica do Computer Music Center da Columbia University.
Columbia University CMC, New York, NY, USA.
Tópicos relacionados a Composição:
Tópicos relacionados a Teoria da Música e História:
Tópicos relacionados a Computação Musical:
Tópicos relacionados a Performance Musical e Percepção: