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KA: ópera radiofônica acusmática em nove cenas (2002)
música eletroacústica; gravação gerada em computador.
Libreto e música compostos e produzidos por Marcus Alessi Bittencourt,
baseado no conto homônimo de Velimir Khlébnikov (1885-1922).
Duração: 1h 46'
Canais: 2
KA é a sombra da alma. Sua chegada vai assinalar um caleidoscópico traslado temperado com a poeira das religiões e dos mitos orientais. KA trará o Sol dos sacerdotes egípcios e revelará a grandeza de Ekhnaten. KA trará o mar dos Eddas escandinavos, a terra e o ar de um mitológico Japão, o Falso Profeta do Islã. Ele ilustrará os conceitos cristãos do Bem e do Mal, apontará a antiga China, a Grécia de Péricles, os Citas de Addia-Saka, o amor do homem comum. Os séculos são, efetivamente, sua cadeira de balanço. A proposta desta ópera é uma descida alucinada aos confins das Épocas, uma espiral onde o Tempo e o Espaço tornar-se-ão um só, fundidos no Universal, na Morte. O mundo inteiro desfilará como orquestra para materializar em forma de música esta obra do grande poeta russo Khlébnikov, escrita no ano de 1916. Aqui tentamos conjurar o milagre da Acusmática, cuja ação permite que os sons desincarnem de suas simples funções de índice das fontes sonoras e se transubstanciem em Música. Nem mesmo os sons normalmente considerados não-musicais, os ruídos, podem resistir a tal força. KA é um mural de uma hora e quarenta e seis minutos de som organizado, um painel vasto, colorido, todo apimentado com um orientalismo fictício gerado em laboratório. Estranhos sistemas de afinação e temperamento, complexas metodologias rítmicas, novas técnicas de orquestração, tudo foi especialmente reinventado e projetado para evocar um mundo de aparências enganadoramente realistas mas marcado pelo surrealismo que é comum às paragens dos sonhos. Os sons utilizados são, em sua grande maioria, sons gravados: vozes de pessoas cantando e falando, ruídos de todos os tipos e uma quantidade imensa de instrumentos musicais. Algoritmos e programas de computador foram especialmente desenvolvidos pelo compositor para este projeto, com o intuito de misturar, soldar, transformar, multiplicar, aglomerar, enfim, formatar a marretas todo seu arsenal sonoro, desde as mais minúsculas partículas até os blocos gigantes que formam as nove cenas desta obra. Nenhum executante participa da execução ao vivo da peça, que consiste exclusivamente na reprodução de sons previamente gravados. A versão de concerto de KA comporta atualmente duas pistas de áudio que são espacializadas em oito canais por meio de um sistema digital surround calculado em tempo real. A versão radiofônica consiste, obviamente, na matriz estéreo da peça.
A estréia mundial de KA em sua versão surround de oito canais ocorreu no dia 19 de Maio de 2002 na Universidade Columbia em Nova York, Estados Unidos. A primeira audição radiofônica foi dada pela WHPK 88.5 FM de Chicago, Estados Unidos, em 18 de Dezembro de 2002. A obra foi transmitida também pela Rádio USP FM 93,7 MHz, São Paulo, Brasil, no programa Paisagem, dividida em duas partes em 06/03 e 03/04 de 2005.
Gravações:
Cena Um: | ROTEIRO | |
Cena Dois: | ROTEIRO | |
Cena Três: | ROTEIRO | |
Cena Quatro: | ROTEIRO | |
Cena Cinco: | ROTEIRO | |
Cena Seis: | ROTEIRO | |
Cena Sete: | ROTEIRO | |
Cena Oito: | ROTEIRO | |
Cena Nove: | ROTEIRO |
INFORMAÇÃO TÉCNICA | |
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Duração | aproximadamente 1 hora e 46 minutos |
Número de Canais | Estéreo. A versão de concerto é para ser difundida ao vivo por um sistema de processamento digital em tempo real de 8 alto-falantes |
Música, execução, engenharia de som, programação computacional, produção e direção | Marcus Alessi Bittencourt. Criado no estúdio Zoológico, New York, USA |
Libretto | Marcus Alessi Bittencourt, baseado no conto homônimo do poeta russo Vielimir Khlebnikov (1885-1922). |
© 2002 by Marcus Alessi Bittencourt. All Rights Reserved. |
VOZES DOS PERSONAGENS | |||
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The Poet Christopher Bailey AM Narrator Ramin Arjomand Ka Marcus Bittencourt The Scientist from the year 2222 Steven Kane Gramophone voice Vielimir Khlebnikov Amenofis Rodney Holman A Painter Ramin Arjomand Mohammed Alexandre Tannous | Beach Girls Miriam Weiss Amanda Wolf Grotesque choir, Fishermen's choir, Niam-Niams Marcus Bittencourt A Muslim Alexandre Tannous A Fisherman Ramin Arjomand Laili Lilian Pelaez Citizen's Choir Christopher Bailey Marcus Bittencourt Lilian Pelaez | Stammering voices Hiroya Miura A Stranger Marcus Bittencourt Old Ape Christopher Buchenholz White One Lilian Pelaez Ekhnaten, Black Ape Rodney Holman A Merchant, his Assistant, his Parrot Marcus Bittencourt Woman with the jar Lilian Pelaez | Spoken choirs Steven Kane Ramin Arjomand Marcus Bittencourt Fernando Gomez-Evelson Alexandre Tannous The Egyptian Priests Fernando Gomez-Evelson Ramin Amir Arjomand Marcus Alessi Bittencourt Alexandre Tannous Steven Kane other singing voices Amanda Wolf Mary Catherine Ford Rodney Holman Marcus Bittencourt |
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS | |||
The Bogliasco Foundation The Computer Music Center of Columbia University |