Ilustrando musicalmente o Ars Armonica: planejamento, composição, revisão e editoração de exemplos musicais analíticos e seus escólios para um tratado original contemporâneo de harmonia musical.
Pesquisa em andamento desde 2024.
Este projeto de pesquisa pretende dar seguimento à consolidação em formato livro das pesquisas realizadas em três projetos anteriores do mesmo proponente, a saber, “Ars Armonica (Ars Magna Consoni et Dissoni): a finalização de um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, como consolidação de uma fundamentação teórica para uma disciplina da Harmonia Musical no século XXI” (processo 4160/2019), realizado entre 22/08/2019 e 21/08/2024), “A formalização e abstração de propriedades psicoacústicas paradigmáticas dos aglomerados de sons de altura definida como embasamento teórico para uma nova disciplina da harmonia” (processo 6182/2014, realizado entre 22/08/2014 e 21/08/2019), e “Formulação de um modelo estrutural para o tonalismo oitocentista a partir da revisão crítica de bibliografia teórica histórica” (processo 1423/2010, realizado entre 22/02/2010 e 21/08/2014), continuando com a busca de uma resposta para a problemática de como lecionar Harmonia Musical no contexto do mundo globalizado do século XXI e após todos os experimentos musicais do século XX. É a partir deste corpo teórico desenvolvido em quase quinze anos de pesquisas que o proponente tem se debruçado à preparação de um tratado compreensivo de harmonia musical em formato livro e em três tomos, que desenvolve uma teoria harmônica consolidada e organizada segundo a metodologia de um sistema lógico-dedutivo “à maneira dos geômetras”, como na Ética de Baruch Spinoza. Dado o vulto deste projeto maior de tratado, este presente projeto de pesquisa pretende como objetivo continuar com as ações de finalização da preparação para publicação daquele tratado, consolidando e organizado todo o corpo teórico trabalhado nos projetos de pesquisa anteriores 1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019. O projeto é previsto para ser executado em 36 meses e em três etapas, a saber: a) planejamento, realização e edição comentada em escólios da composição de diversas pequenas peças e fragmentos musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas na respectiva ontologia do corpo teórico desenvolvido pelos projetos de pesquisa anteriores; b) recuperação do corpo de análises de repertório histórico criado anteriormente, incluindo sua uniformização e normalização simbológica, revisão, digitalização e diagramação, visando a sua adição como ilustrações exemplificadoras aos tomos do tratado final; e c) editoração final e adição dos exemplos ilustrativos produzidos aos tomos do tratado final. Como justificativa e resultados esperados diretos da pesquisa, prevê-se o desenvolvimento e a formalização de um corpo teórico apropriado para o aprendizado da Harmonia Musical de uma maneira mais afinada com as preocupações musicais e estéticas do século XXI e de um mundo globalizado, o que é de extrema importância na formação profissional de músicos, em especial de compositores, viabilizando um referencial teórico básico generalizado e universal para o auxílio ao trabalho de pesquisa de novas linguagens harmônicas realizado por compositores contemporâneos.
Objetivos
- Continuar com as ações de finalização da preparação para publicação de um tratado compreensivo de harmonia musical em formato livro, que consolida e organiza em três tomos expostos segundo um sistema lógico-dedutivo rigoroso “à maneira dos geômetras” todo o corpo teórico trabalhado nos projetos de pesquisa anteriores do proponente (1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019);
- Planejar, realizar, editorar e escoliar em texto a composição de diversas pequenas peças e fragmentos musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas na respectiva ontologia do corpo teórico desenvolvido pelos projetos de pesquisa anteriores 1423/2010, 6182/2014 e 4160/2019, visando a sua incorporação como exemplos musicais ao tratado final;
- Recuperar o corpo de análises de repertório histórico criado durante o projeto de pesquisa 1423/2010, realizando a sua adaptação para a mais recente revisão de formato e padrão da metodologia teórica desenvolvida pelas pesquisas, incluindo sua uniformização e normalização simbológica, revisão, digitalização e diagramação.
Bibliografia
BITTENCOURT, Marcus Alessi. Reimagining a Riemannian symbology for the structural harmonic analysis of 19th-century tonal music. Revista Vórtex Music Journal, Curitiba, v. 2, p. 30-48, 2013(a).
BITTENCOURT, Marcus Alessi. O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, p. 135-154, 2013(b).
BITTENCOURT, Marcus Alessi. Rethinking Modal Gender in the Context of the Universe of Tn-Types: Definitions and Mathematical Models for Tonicity and Phonicity. Revista OPUS, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Brasil, v. 22, n. 2 (Dezembro de 2016), p. 399-428, 2016.
BITTENCOURT, Marcus Alessi. The Tn-Type Thesaurus. Última parte do Ars Armonica: um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Dois. Maringá, Paraná, Brasil, 2017. 351 p. Disponível online.
BITTENCOURT, Marcus Alessi. Terminological Issues and Propositions in the Search for an Ontology of Harmonic Structures. Musica Theorica (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), v. 9, n. 1, p. 92-133, 2024.
BLOOM, Harold. The Anxiety of Influence: a theory of poetry. New York: Oxford University Press, 1973.
COSTÈRE, Edmond. Lois et Styles des Harmonies Musicales. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
RAHN, J. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer Books, 1980.
REICHA, Antoine. Écrits inédits et oubliés, Volume 2,1: Theoretische Schriften und praktische Beispiele. Hildesheim: Georg Olms, 2015 [1803].
SPINOZA, Baruch. Ethica Ordine Geometrico Demonstrata. In: Ethics & On the improvement of understanding. New York: Hafner Press, 1949 [1677].