compositor, pianista, teórico musical



Marcus Alessi Bittencourt, DMA

mab_2015_2t.jpg músico
(compositor, pianista, teórico musical, educador, regente, engenheiro de som)

Professor Associado de Teoria Musical e Composição
Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil


Informação para Contato:


Universidade Estadual de Maringá,
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes,
Departamento de Música
Av. Colombo, 5790 - Bloco 008, sala 2
cep 87020-900 - Maringá, PR - Brasil
telefone: +55(44) 3011-4092
website
CNPq Lattes CV


Formação Acadêmica:


Doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, music composition), with Distinction .
Columbia University in the City of New York, 2003.
Tese : Composição Musical: KA, Electroacoustic radio-opera on a story by Vielimir Khlebnikov, libretto by the composer.
Ensaio: "Doctor Frankenstein, I Presume ... or The Art of Vivisection". Estudos sobre os mecanismos internos da composição musical e da computação musical, retrabalhando conceitos emprestados de obras teóricas sobre o cinema, música concreta e semiótica.
Orientador: Dr. Joseph Dubiel.

Mestrado em Música (Master of Arts, music composition).
Columbia University in the City of New York, 1998.
Teses : Concerto para Piano e Orquestra.
Adviser: Dr. Fred Lerdahl.

Bacharel em Artes (Música: instrumento piano).
Universidade de São Paulo, 1995.


Lista seleta de professores:


Na Columbia University: Tristan Murail (computer-assisted composition, orchestration, history and aesthetics of computer music), Bradford Garton e Thanassis Rikakis (computer music), Joseph Dubiel (composition, set-theory), Fred Lerdahl (composition, 20th century styles and techniques), Jonathan Kramer (composition), George Stauffer (organ).

Na Universidade de São Paulo: Willy Corrêa de Oliveira (composição, linguagem e estruturação musical), José Eduardo Martins (piano), Mário Ficarelli (harmonia, contraponto), Aylton Escobar (orquestração), Lorenzo Mammi (História da Música, História da Música no Brasil), Marco Antônio da Silva Ramos (regência coral).


Prêmios e Honras Acadêmicas e Profissionais:


Prêmios :

  • 2012 : Prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2012, concedido pelo Ministério da Cultura (Rio de Janeiro, Brasil).
  • 2010 : Prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2010, concedido pelo Ministério da Cultura (Rio de Janeiro, Brasil).
  • 2003: Doctoral Dissertation “with distinction”, prêmio concedido às melhores teses de doutorado defendidas na Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University, New York, USA.
  • 1995 : Prêmio Projeto Nascente V (Primeiro Lugar) na categoria Música. Concedido pela Universidade de São Paulo e Editora Abril anualmente desde 1990 (São Paulo-SP ).
  • 1994 : Segundo lugar no concurso “X Concurso Nacional Ritmo e Som” of UNESP (Universidade Estadual Paulista, São Paulo-SP, Brasil).


Bolsas de Estudo e Residências Artísticas:

  • 2000 : Residência Artística no Centro Studi Ligure (the Bogliasco Foundation) em Gênova, Itália, para trabalhar na composição de uma ópera radiofônica eletroacústica.
  • 1996 : recipiente de uma bolsa integral de estudos de 7 anos para realizar estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em composição musical (Andrew W. Mellon Fellowship) na Columbia University, New York NY.



Posições Profissionais como Professor Universitário:


  • Professor Associado de Teoria Musical e Composição, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, 2006-presente;

Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Harmonia Tonal
- Harmonia I e II
- Análise Musical do Repertório Tonal de Prática Comum
- Análise Musical do Repertório dos Séculos XX e XXI
- Análise Musical I e II
- Laboratório de Música e Tecnologia
- Laboratório de Produção Sonora Digital
- Composição Musical I, II e III
- Composição Eletroacústica
- História da Música III (século XX)
- Etnomusicologia
- Percepção Musical I e II
- Tópicos Especiais em Teoria da Música (disciplina de mestrado acadêmico)
- Tópicos Especiais em Criação Musical (disciplina de mestrado acadêmico)
- Tópicos Especiais I: “Princípios Analíticos para a Tonalidade Expandida do Final do Século XIX” (disciplina de mestrado acadêmico)


Atividades Administrativas Universitárias:
- Chefe Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas; um mandato: 10/2024 à data presente;
- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (PMU-UEM) da Universidade Estadual de Maringá; três mandatos: 11/2018 a 08/2019; 09/2019 a 08/2021; 09/2021 a 08/2023;
- Coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá; três mandatos: 07/2012 a 06/2014; 07/2010 a 06/2012; e 05/2007 a 06/2008;
- Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO-UEM (2006 à data presente);
- Coordenador Adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá; dois mandatos: 11/2014 a 07/2016; 07/2016 a 07/2018;
- Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEP da Universidade Estadual de Maringá; seis mandatos: 09/2021 a 08/2023; 09/2019 a 08/2021; 11/2018 a 08/2019; 07/2012 a 06/2014; 07/2010 a 06/2012; e 05/2007 a 06/2008;
- Coordenador operacional do Mestrado Interinstitucional em Música UNIRIO-UEM (2009-2011);

Outras atividades acadêmicas:
- Pesquisa;
- Orientações de Iniciação Científica;
- Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação;
- Atividades de Extensão Universitária;

  • Assistant Professor of Music, College of William and Mary, Williamsburg, Virginia, 2003-2006;

Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Common-Practice Tonal Theory I, II, and III
- Contemporary Theories and Styles of the 20th and 21st centuries
- Introduction to Electroacoustic Music
- Introduction to Tonal Theory
- Topics in Music: Cinema for the Ear: A History and Aesthetics of Electroacoustic Music

  • Adjunct Professor, Lehman College of the City University of New York, New York NY, Spring semester 2002 ;

Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Advanced Electronic Music course (nível de pós-graduação: mestrado)

  • Theory Teaching Assistant and Instructor, Columbia University, New York NY, 1998-2002;

Disciplinas ministradas: (ver detalhes e programas)
- Diatonic Harmony/Counterpoint
- Introductory Ear Training
- Ear Training I

  • Assistant Conductor of the Columbia University Orchestra, New York NY, 1997-1998 academic year ;



Outras Atividades Profissionais:


  • Research Assistant, Computer Music Center of Columbia University, New York NY, 1998 a 2003 ;
  • Colloquia Assistant, Columbia University, New York NY, 2002-2003 academic year;
  • Co-Director da série de concertos Columbia Composers, New York NY, 1999-2000;



Atividades de Parecerista de Periódicos Científicos:


  • 2024: parecerista para o periódico Musica Theorica (Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical), Brasil, ISSN 2525–5541. Avaliou artigo científico na área de música para o volume v.9 n. 2 (2024).
  • 2013 a 2021: parecerista para a Revista Vórtex music journal, Curitiba-PR, Brasil, ISSN 2317–9937 (indexada no RILM - Répertoire International de Littérature Musicale). Avaliou artigos científicos na área de música para diversos volumes entre 2013 e 2021.
  • 2012 e 2016: parecerista para o periódico OPUS journal – Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), São Paulo-SP, Brasil, ISSN 0103-7412 e 1517-7017 (indexada no RILM - Répertoire International de Littérature Musicale). Avaliou artigos científicos na área de música para os volumes 18/2, Nov/2012 e Dec/2016.
  • 2007: membro do Fellowship Evaluating Committee. Research Fellowship Scheme 2007/08. Irish Research Council for the Humanities and Social Sciences (IRCHSS), Dublin, Ireland.
  • Parecerista de artigos científicos de música e produção de áudio para os Congressos da AES Brasil (Audio Engineering Society Brazil) de 2016, 2015, 2014, 2013.
  • Parecerista de artigos científicos de música para os Simpósios da ABCM (Brazilian Association of Music Cognition and Musical Arts) de 2014, 2013, 2012.
  • Parecerista de artigos científicos de música para os Congressos da ANPPOM (National Association for Research and Post-Graduate studies in Music) de 2016, 2015, 2014, 2011.



Projetos de Pesquisa e Financiamentos de Agências de Fomento:




Trabalhos Escritos e Publicações Científicas:

Composições Musicais:

Performances, Concertos e Recitais:

Discografia:


microFOLIA (2019)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Núcleo Música Nova, Curitiba-PR, Brasil


Contraluz (2013)
SIQUEIRA, Marcus; Selo SESC, Brasil.

  • Faixa 20: Prigionieri di un sogno nelle carceri di piranesi.
    compositor: Marcus Siqueira;
    design dos live electronics, programação de PureData e projeção sonora eletroacústica: Marcus Bittencourt.


O Violino na Metrópole (2012)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Selo Água-Forte, Brasil
Simona Cavuoto, violinista.

  • Faixas 4-13: Um Móbile.
    compositor: Marcus Bittencourt


People Doing Strange Things With Electricity Too. (2005)
BITTENCOURT, M. A., & vários artistas; Confort Stand Records (http://www.comfortstand.com), EUA.
Música eletrônica de diversos artistas, com curadoria do Dorkbot-Seattle, WA, EUA.


Defiant (2004)
BITTENCOURT, M. A., BAILEY, Christopher, GOMES-EVELSON, Fernando, GEERS, Douglas, POLASHEK, Timothy;
Música da Electric Music Collective, New York, NY, USA.
The Electric Music Collective UPC 6-00286-09222-7.

  • Faixa 4: Chimaera.
    compositor: Marcus Bittencourt


Incandescence (2003)
BITTENCOURT, M. A., BAILEY, Christopher, GOMES-EVELSON, Fernando, GEERS, Douglas, POLASHEK, Timothy;
Música da Electric Music Collective, New York, NY, USA.
The Electric Music Collective UPC 6-25989-37512-5.

  • Faixa 1: Lupanar.
    compositor: Marcus Bittencourt


Go.Go.Go. (2000)
BITTENCOURT, M. A., & various artists;
Música eletroacústica do Computer Music Center da Columbia University.
Columbia University CMC, New York, NY, USA.



Palestras Acadêmicas e outras Apresentações Profissionais:

Atividades Profissionais como Freelancer:




Qualificações e Interesses de Disciplinas:


Tópicos relacionados a Composição:

  • Composição Musical; Composição Eletroacústica; Instrumentação, Orquestração e Arranjo; Estruturação e Forma Musical; Técnicas Composicionais dos séculos XX e XXI; Princípios da Acústica Aplicados à Orquestração; Microtonalidade.


Tópicos relacionados a Teoria da Música e História:

  • Fundamentos da Teoria da Música; Análise Musical; Harmonia e Contraponto (tonal e atonal, todos níveis); Harmonia Funcional Riemanniana; Set-Theory e teorias pós-tonais; Técnicas Dodecafônicas; Análise de Costère; História da Música Erudita Ocidental; História da Música Contemporânea; História e Teoria da Música Concreta e Eletroacústica; Apreciação Musical; Apreciação Musical de tradições não-ocidentais.


Tópicos relacionados a Computação Musical:

  • Técnicas de Produção Sonora em Estúdios de Gravação e Técnicas de Áudio Digital; Programação de computadores para artistas e músicos (C, C++, Pure Data, RTcmix, SuperCollider); Técnicas de Composição Eletroacústica (conceitos básicos, estrutura e forma, processamento de sinal (DSP), espacialização, orquestração de objetos sonoros); Ferramentas e Software para Computação Musical (todos os principais softwares para hardwares Mac, Linux e PC); Digital Signal Processing; Editoração Musical ao Finale; Aplicativos MIDI; Composição Algorítmica; Interatividade entre Música, Dança e Imagens; Interfaces Humano/Máquina; Live Electronics e Sistemas Musicais Interativos; Composição Assistida pelo Computador; Acústica.


Tópicos relacionados a Performance Musical e Percepção:

  • Aulas de Piano (níveis básico a avançado); Regência; Percepção e Solfejo; Prática de Performance de Música Contemporânea.



Habilidades Linguísticas:


  • Fluente em Português e Inglês;
  • Boa habilidade de conversação e leitura em Francês;
  • Habilidade de leitura em Espanhol e Italiano;




(viewed 7048 times)
© Copyright 2023 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.